Diagnóstico

O Brasil produz mel de boa qualidade e se destaca em 9º lugar entre os maiores produtores de mel do mundo, sendo a China o principal produtor mundial, seguida pela Argentina. Estados Unidos, Alemanha, Japão e Inglaterra são responsáveis pela compra de 55% do mel mundial.

Os preços do mercado mundial têm mostrado um crescimento constante nos últimos 15 anos em função do aumento da demanda superior à oferta de mel.

O mel não exportado tem como destino o mercado interno, que atualmente apresenta um baixo consumo per capita (204 g/ano de consumo no Brasil versus 1200 g/ano na Índia). As regiões Sul e Nordeste se destacam como os maiores produtores de mel no Brasil.

Quanto à produção, o Brasil apresenta ainda um grande potencial de crescimento devido ao atual nível de produtividade dos apicultores (15 Kg/colmeia/ano no Brasil versus 75 Kg/colmeia/ano na China), diferença que impacta diretamente na rentabilidade dos produtores.

A AAPIDOM, Associação de Apicultores de Dom Joaquim, possui cerca de 15 apicultores ativos que, em sua maioria, não se dedicam exclusivamente à atividade apícola. A maioria dos apicultores ainda possui poucas colmeias e baixo nível de produtividade. A associação ainda não possui uma casa de mel própria para processamento e comercialização do produto.

Plano de ação

Com o objetivo de melhorar as técnicas de manejo, aumentar a produção de mel e, em consequência, a renda dos produtores, o Programa Crescer propôs a implementação do plano de ação em três linhas de trabalho:

a) Capacitação técnica em apicultura: capacitação em práticas chave para manejo em campo, como produção da própolis verde, alimentação artificial, manejo de cera nas colmeias, multiplicação de enxames, construção do calendário apícola, práticas de sanidade apícola, melhoramento genético em colmeias selecionadas, entre outras práticas;

b) Pesquisa: pesquisa e análise da composição nutricional do mel, identificação das floradas locais para valorização de acordo com as características, medidas para redução do impacto da florada sobre a produção, medidas de controle contra ataque de formigas e outros;

c) Associativismo: neste componente a AAPIDOM recebeu orientação inicial para o processo de obtenção da Indicação Geográfica. Ainda estão previstas ações para fortalecimento do associativismo com treinamento em governança e gestão de fluxo de caixa;

d) Acesso ao mercado: articulação da AAPIDOM para incorporação do mel no cardápio da merenda escolar dos municípios da região, além de participação em feiras, exposições e conexões com o mercado.

Resultados alcançados

Desde outubro de 2016, a AAPIDOM e a Anglo American formalizaram uma parceria para que os produtores pudessem utilizar parte das áreas de preservação de propriedade da Anglo American para produção apícola. A parceria iniciou com cerca de 60 colmeias e chegou a alcançar mais de 200 colmeias em agosto de 2018.

Outro resultado importante conquistado foi o aumento do número de colmeias totais, de 624 em 2017 para 705 ao final de 2018. Este aumento da produção levou a um aumento de 26% na renda de 14 produtores da AAPIDOM no período de maio a novembro de 2017 versus 2018.

Galeria de Fotos