TechnoServe

O economista mais citado no mundo, Professor Michael Porter, da Harvard Business School, escreveu uma vez sobre a TechnoServe:

“Felizmente um novo tipo de ONG está emergindo, um tipo que entende a importância da produtividade e da criação de valor. Estas organizações têm tido muitas vezes um impacto notável. Um exemplo é a TechnoServe, que tem trabalhado em parceria com corporações regionais e globais para promover o desenvolvimento de clusters agrícolas competitivos em mais de 30 países”.

A TechnoServe, Inc. (www.technoserve.org), fundada em 1968, é uma organização internacional sem fins lucrativos presente em cerca de 30 países no mundo que tem o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico local. A missão da TechnoServe é trabalhar com empreendedores para desenvolver negócios urbanos e rurais e indústrias mais competitivas em países em desenvolvimento. Em 2017, a TechnoServe ajudou 2,3 milhões de pessoas, incluindo 461.000 produtores e empreendedores, a melhorar a sua condição de vida.

A TechnoServe aplica as melhores práticas globais de capacitação, com mensuração de resultados para melhoria contínua e apoio de uma equipe de profissionais provenientes das principais empresas privadas do mundo, especialistas técnicos e profissionais do terceiro setor.

Anglo American Minério de Ferro Brasil

O Grupo Anglo American está presente no Brasil com a produção de níquel e minério de ferro, negócios que foram integrados em uma estrutura única em 2017. Com as operações de Barro Alto e Codemin, localizadas nas cidades de Barro Alto e Niquelândia (GO), produzimos ferroníquel. Por meio de um sistema integrado de logística, no Minas-Rio, produzimos minério de ferro a partir da mina e da usina localizadas nos municípios de Alvorada de Minas e de Conceição do Mato Dentro (MG). O minério é transportado por mineroduto até o terminal de minério de ferro no Porto de Açu, em São João da Barra (RJ). O empreendimento tem 50% de participação da Anglo American.

Atualmente, o Minas-Rio está em obras para a implantação da Etapa 3, que permitirá à empresa alcançar a produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A companhia conta com cerca de 3.500 empregados próprios no Brasil e outros 3.500 terceirizados. Com a segurança do homem e do meio ambiente sempre em foco e as pessoas no coração do nosso negócio, utilizamos práticas inovadoras e tecnologias modernas para descobrir novos recursos. O objetivo é minerar, processar, transportar e comercializar nossos produtos para os clientes ao redor do mundo, sempre com segurança e respeito à vida.

A Anglo American é uma mineradora global diversificada e nossos produtos são elementos essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial apresenta metais e minerais para atender às demandas voltadas para o consumidor das economias desenvolvidas e em fase de desenvolvimento.

Como uma mineradora responsável – de diamantes (por meio da De Beers), cobre, platina e outros metais preciosos, minério de ferro, carvão e níquel, somos guardiões de recursos naturais valiosos. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros e públicos de relacionamento para exaltar o valor sustentável que esses recursos representam para nossos acionistas, comunidades e países onde operamos e para a sociedade de uma forma geral. A Anglo American está re-imaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.

BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento

Com uma história que remete a 1959, o BID é a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe. O BID ajuda a melhorar a saúde, a educação e a infraestrutura através do apoio financeiro e técnico aos países que trabalham para reduzir a pobreza e a desigualdade. O objetivo do Banco é alcançar o desenvolvimento de forma sustentável e ecológica por meio da oferta de empréstimos, subsídios e cooperação técnica, além da realização de inúmeras pesquisas. O Banco mantém um forte compromisso de alcançar resultados mensuráveis com os mais elevados padrões de integridade e transparência.

As áreas atuais de intervenção do Banco incluem três desafios de desenvolvimento – inclusão social e equidade, produtividade e inovação e integração econômica – e três temas transversais – igualdade de gênero e diversidade, mudança climática e sustentabilidade do meio ambiente e capacidade institucional do Estado e Estado de direito.

Parceria Anglo American e BID

Em 2011, a TechnoServe iniciou uma parceria no Chile com a mineradora Anglo American para apoiar o desenho e a implementação prática da estratégia global de desenvolvimento socioeconômico nas áreas de influência da mineração. Com o sucesso da iniciativa, a parceria se expandiu para cinco países: Brasil, Chile, Peru, África do Sul e Botswana. Até 2017 esta parceria global já havia impactado positivamente cerca de 2.700 pequenos e médios negócios, 8.000 pessoas, incluindo funcionários de empreendimentos participantes nos programas de empreendedorismo, e 730 jovens graduados em empreendedorismo e empregabilidade.

Em 2013, o Programa Crescer, em parceria com a Anglo American Minério de Ferro Brasil, surgiu com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo urbano e rural para promover o fortalecimento da economia nos municípios de influência direta do Sistema Minas-Rio. A iniciativa da Anglo American trouxe geração de emprego e renda para a região da operação. Com o sucesso do Programa, em 2016, foi possível agregar como parceiro o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, por meio do seu Fundo Multilateral de Investimentos – FUMIN. Com a entrada do BID, o Programa Crescer passou a contemplar uma estratégia mais abrangente de implementação, incluindo agora o desenvolvimento das principais cadeias de valor de vocação econômica desses municípios, além do desenvolvimento de jovens das zonas rurais e a capacitação de instituições locais para promover o escalonamento e a sustentabilidade do impacto em longo prazo.